
Está quase! O frenesim já começa a correr nas nossas veias na ânsia de gritarmos por Portugal nesse campeonato do Mundo que não tarda a acontecer!
As revistas já começaram a dar calendários dos jogos, as televisões preparam as suas megas operações (só equivalente aos especiais fogos de verão 2004 e 2005), as empresas de papel higiénico fazem promoções para ajudar as pessoas que em vez de sofrerem do coração, lhes causa desarranjos intestinais e etc.
Sabemos à partida que a qualidade futebolística que vai ser apresentada andará a roçar o paupérrimo, à imagem dos últimos e penúltimos e antepenúltimos mundiais…
Imaginamos também que a isenção, a imparcialidade mais uma vez não foram convidadas para fazerem parte desta enorme festa mundial. Continuamos a imaginar que as jogadas de bastidores vão existir, as arbitragens vão ser exemplares, o fair-play vai ser imagem de marca, os castigos vão ser selectivos e a FIFA mais uma vez vai nos dar a sua verdadeira imagem! Ai… que saudade do tempo, do Brasil de 58 como ganhou na Suécia, da Inglaterra como ganhou em 66, como a U.R.S.S. foi espoliada no México de 86, como os Camarões foram empurrados para fora do barco no Itália 90 (chegaram aos quartos de final… já incomodavam muita gente), como o Brasil foi levado ao colo no E.U.A. 94, de como a França comprou a final de 98 e da Coreia do Sul e Brasil nesse mundial de 02, onde as únicas palavras que me vêem à cabeça é… Hediondo e Assaltantes!
Obrigado FIFA, obrigado Avalanche e obrigado Blatter!!!!
Em tantos campeonatos do mundo e os vencedores são sempre os mesmos, a Alemanha, o Brasil, a Argentina, a Itália e outras ovelhas negras que conseguiram trilhar os caminhos menos honestos da glória!
Tudo é um negócio, tudo vai girar em direcção à baliza… são os patrocinadores, são as imagens de marca, são os dólares e euros a movimentar massas, são as televisões, rádios e jornais e principalmente… as marcas desportivas!
Com toda esta justiça e imparcialidade, considero aqui que o Qatar e o Nepal serão fortes candidatos a ganhar o Mundial de 2010 na África do Sul!!!!
Por isso a minha pergunta é, quem vai ganhar o Mundial? Será o Brasil? Será a Alemanha? Será a Inglaterra? Ou será a Adidas? A Nike? A Sony? A MasterCard?
Uma coisa tenho eu a certeza… a FIFA é a grande vencedora, vai escolher o vencedor e encher os cofres com rios de dinheiro…
Tenho Dito!
(Texto de Rtente - Abril de 2006)