OCINÓRI - A Tasquinha do Irónico

sexta-feira, janeiro 14, 2011

MONEY

Prestes a lançar mais um leilão de obrigações do tesouro, veio o nosso governante trazer notícias espectaculares que atestam a saúde, a vitalidade e a pujança da economia nacional. Receitas acima do orçamento, despesas abaixo do esperado e orçamento da segurança social ainda melhor do que o previsto que já era bem bom. Uns dias antes, já sócrates mandara dizer aos meios de comunicação social do desempenho excelente das exportações portuguesas. Em suma: um espectacular défice de 7% do pib, qualquer coisa como 12 ou 13 mil milhões de euros.

A nossa economia está a bombar portanto, os mercados que baixem os juros – quer sócrates dizer.

Está na berra mais um professor comentadeiro João Cantiga Esteves. Mais um crânio em Economia, micro, macro, média e nano.

Esta ilustre, brilhante e reluzente criatura, nas vesperas de uma malfadada emissão de dívida, vem logo dizer que o aparente equlibrio das contas é ilusão de óptica (e é mesmo) e que houve receitas que não se repetem (é mesmo verdade mas também é certo que despesas como os submarinos não se repetem). Que quereria este bandido? Que a emissão de dívida não se realizasse? Com que dinheiro iria o estado pagar nomeadamente o soldo desse seu servente?