OCINÓRI - A Tasquinha do Irónico

quarta-feira, setembro 13, 2006

TASCOS AL-GARB

Na senda daquela que, por alguns instantes, tem sido a palavra de ordem, “abrutalhado”, achei oportuno – diria mesmo incontornável – fabricar uma posta em que abordasse ao de leve (ou au delève) o bonito e profundo tema da restauração, cingindo-me à Região Autónoma do Algarve.
No último periodo em que passei por esta região fui comprar refeições a alguns establecimentos especializados no ramo, sendo certo que não sou adepto da alimentação fora de casa. Enumeremo-los.
Em Vila Nova de Cacela, establecimento sem nome. No dia da feira, uma feira enorme e que vale a pena visitar, na rua principal tentei arranjar uns frangos numa tasca com um assador à porta. Ao entrar, compreendi porque o assador estava à porta. Para além de pequena, a tasca era uma imudisse pegada. A nobre estalajadeira recusou-se a aceitar reservas de frango assado. Arda no inferno.
Em Castro Marim, o Manel D’Água é um tasco com alguma notoriedade e até já teve direito a aparecer na antiga Revista do Expresso. É, sem dúvida, uma tasca conformada com o sucesso. Fecha em dia de festa rija na terra e não serve refeições após as 22:00. E se lá forem às 21:50, cuidado! - é abrutalhado. Não obstante, a comida é bastante boa, não fora a matéria prima colhida naquelas àguas. E tem sobremesas que compensam muito bem a boçalidade de quem as transporta até às mesas.
Em Castro Marim, o Anchova distingue-se pelo pseudo elitismo. Alimentos e receitas tradicionais “nouvelle cozinhadas” têm a sua piada e não fogem muito à dieta meterrânica. O espaço, amplo, é muito engraçado pois está numa antiga fábrica de Anchova. Merece uma visita. Serviço impecável, embora demasiado lento.
Em Vila Real de Santo António, o Joaquim Gomes. É um daqueles tascos em que tudo é despachado, até nós, se não nos pomos a pau. Ninguém deve morrer sem provar os bifes de atum. Uma curiosidade: na clandestinidade, o comunista Carlos Brito (agora estou com dúvidas no nome...), o tal que é de Alcoutim, terá sido aqui empregado. Após o repasto, nada como um passeio no centro de VRSA.
Em Mértola, o Alengarve estava fechado, por isso não tenho nada a dizer. Mas a referência é boa.
Ainda em Mértola, o já mencionado noutra posta, “abrutalhado”, cujo nome não me lembro. Embora muito menos abrutalhado que o Manel D'Água, claro!
Julgo que do Sandes & Companhia do Fórum Algarve dispensamos os comentários.

2 Comments:

  • E depois do Guia Michelin, eis que surge o Guia Ocinóri! E nesta tasquinha, quais são as especialidades?

    By Blogger Rafeiro Perfumado, at 11:15 da manhã, setembro 14, 2006  

  • Bem... depois destas férias o Gu fica com o guia Ocinori - Especialidade Abrutalhados a nivel da restauração além Tejo e vai conhecer de perto esse tal brutidade de todos os seguranças das discotecas e casas de meninas deste país!
    Eu... como já deu para perceber pela minha alcunha que sou eu que estou a escrever fico com a especialidade dos Azarados com mestrado em Casas de Banho (e continuo a não saber quantos buracos tem um urinol).
    O J.P. fica com a especialidade de Lazer (já que gosta de andar aos tiros), de Nações Unidas ( já que é arbitro daqueles que andam aos tiros) e vai tirar um curso de Jet-Set numa area especifica...
    O Nuno ficará com a especialidade de obras publicas (já quase 2 meses que a casa está rodeada por obras) e vai fazer um levantamento dos buracos de bragança... uma mais valia a cada visitante!
    O Jójó a especialidade será numa area fucral do desenvolvimento humano na area da subjectividade inerente à objectividade do sexo humano!!!!
    Claro... isto ainda está no segredo dos deuses!

    By Blogger Tentini, at 6:00 da tarde, setembro 14, 2006  

Enviar um comentário

<< Home