OCINÓRI - A Tasquinha do Irónico

sexta-feira, setembro 22, 2006

O que é o ser sério?

O que é o ser sério?
(ou a arte de um bom envenenamento)

Segundo o preconceituado pelas sociedades ocidentais, que são as que melhor conheço, ou sobre as quais algo vou lendo, ser sério é ser grave, sisudo, insofismável, honesto, probo, sincero, importante, que não ri, and so one, and so one …….. .
Um conjunto de adjectivações que mais não são, em meu entender, que a tentativa de uniformização das mentalidades e visam o cumprimento da vontade única em prol do, diz-se, bem comum.
Por tendência, ou fruto da herança recebida, raramente aceitamos o que não entendemos e quase sempre conotamos quem assim não pensa, escreve ou verbaliza, como alguém desajustado, fora do contexto ou tempo, estigmático-míope e em última instância anormal ou cego.
Deviam abster-se os que não percebem, ou então, ser suficientemente humildes para pedir explicações, esclarecimentos.
Já não precisamos de sair de casa para conhecer, saber ou aprender. Não há cidades de “coltura”, nem Portugal é só Lisboa. Lá vai o tempo em que o conhecimento se reduzia e resumia às quatro paredes de um qualquer mosteiro ou convento.
Não me peçam que não ria quando tudo quanto vejo é uma verdadeira anedota.
Não quero ser importante aqui, nestas terras, onde importante é quem passeia o que rouba ou o que deve.
Não quero ser sincero, com quem não é leal e honesto, com quem mente, com quem e para quem os meios justificam os fins, só porque não é suficiente capaz de chegar onde pretende de uma forma transparente.
Não quero ser sério. Simplesmente não quero.
Deixem-me ser cego e anormal.
O meu nome é Matusalém e passei por essas merdas quando tinha 15 anos.
Mas olha, também te entendo.

28 Comments:

  • Bem,
    Jorge, nunca li nada tão sentidamente sem sentido como aquilo que tu escreves!!! (e olha que li os vários textos que escreveste). Cada texto teu é um mundo infindável de enciclopédias que caíram desastrosamente de uma prateleira e se misturaram todas! Bolas pá! Não páro de te imaginar, naqueles teus 15 anos, sentado numa mesa de carvalho antigo, com pilhas de livros espalhados na mesa, à luz de uma vela (tipo aquelas que iluminam os santos no altar, mas daquelas bem grandes), já meio derretida, num qualquer calabouço de um seminário. Lá fora, a noite conquista o seu lugar, com aqueles ramos a bater levemente na janela e a lua em orgias intelectuais com as estrelas (sem preservativo!!!)

    Fogo, canso me. Cada vez que venho a este blog, canso me!
    Obrigado a todos!

    Cumpts,
    Lanka

    By Anonymous Anónimo, at 1:19 da tarde, setembro 29, 2006  

  • O caminho da submissão é a morte! O caminho da imposição é a morte! O silencio é o caminho da resignação que por sua vez leva à submissão e imposição! Morte!

    By Anonymous Anónimo, at 12:14 da tarde, outubro 02, 2006  

  • E a que se deve esse cansaço... deste antro de pseudo-normais, em que a unica virtude é conseguir é um pouco de masturbação intelectual... A que de deve Dona Lanka?
    A que se deve esse obrigado... pelo cansaço? pelas ideias? ou pelas paredes infindáveis que todos nós criamos para nos sentirmos seguros, de longe não sabendo que criamos prisões em nós?

    By Anonymous Anónimo, at 12:18 da tarde, outubro 02, 2006  

  • Ás vezes, melhor presos que jogados numa liberdade medíocre, respirando um ar que nos sufoca e sendo iluminados por uma luz que nos queima, porque na verdade, nosso corpo foi feito para viver nos fundos dos oceanos...
    Canso me, porque não fazes ideia do esforço que tenho que fazer para compreender o que aqui é dito! :)
    Obrigado, porque este é um esforço só equiparado ao esforço q um bébé faz quando começa a desenvolver o bipedalismo... Já alguma vez tiveste oportunidade de assistir metodica e pacientemente a esses momentos Tentini? Ás vezes levam semanas até chegar aquele apoio da caminha, e depois mais uns tempos p endireitar (mto mal) o corpinho... sempre com aquele sorriso triunfante que nos derrete!
    É assim.........
    ... quem for cego que veja. Quem pensa que vê que queime seus olhos, e depois verá...

    Lanka

    By Anonymous Anónimo, at 8:15 da tarde, outubro 02, 2006  

  • To George

    .........................................................................................................

    não percebeste nada do que eu disse, pois não?
    ...nisso estamos em sintonia!
    não te piques com o pelo de uma pluma menino..

    Envio te um sorriso, tipo, quando uma mãe olha o filho que tropeça...

    :)
    Lanka

    By Anonymous Anónimo, at 7:50 da tarde, outubro 03, 2006  

  • E, como não te entendo, e para que não corra o risco de ter feito uma falsa avaliação:

    Obrigado pelas sábias palavras impregnadas de elogios

    Lanka

    By Anonymous Anónimo, at 8:00 da tarde, outubro 03, 2006  

  • Bem, saco vazio n aguenta em pé. De volta a este mundo da net, descobri a explicação de isto tudo.

    Jorge, vê só o que encontrei:

    “…Depois do Sol, a estrela mais próxima da Terra é Alfa Centauro, distante cerca de 40.700.000.000.000 km”

    "Suponhamos, apenas a título de ilustração, que desejássemos viajar até Alfa Centauro. … levaria quase um milhão de anos para percorrer essa distância (a velocidade 5.000 km/h). Se por acaso fizéssemos uma chamada telefónica para algum habitante hipotético (Jorge?)de algum planeta próximo de Alfa Centauro, precisaríamos esperar 8 anos e 7 meses para ouvir o alô desse habitante, pois a radiação electromagnética levaria 4 anos e 3 meses e meio para chegar lá e mais 4 anos e 3 meses e meio para voltar."

    O PTXO37 é o nº de porta certo?

    Agora todos os teus textos fazem sentido!

    Ufa...
    Cumpts, Lanka

    By Anonymous Anónimo, at 9:29 da tarde, outubro 03, 2006  

  • Fica assente que seja estrelas, caminhos, desejos, sentimentos ou vontades... tudo se aplica à alma! Alma! Pior será sempre privar a alma de atingirmos aquilo que desejamos! O corpo pode ter que viver nos locais mais fundos... Mas a alma não! A essência da vida... Não! Negarmos a alma é pior do que viver uma liberdade mediocre... É vivermos e morrermos como mediocres! Pode-se se ter a luz da vida num olhar para outro semalhante... mas mais facil o estamos a molda-lo à nossa maneira e vez de se criar um feedback que deveras melhora a nossa postura e desse semelhante! Isto de falar de alma... Arrepia-me!

    By Anonymous Anónimo, at 12:41 da tarde, outubro 04, 2006  

  • a 4 palavra do meu anterior comentário é sejam.

    By Anonymous Anónimo, at 12:42 da tarde, outubro 04, 2006  

  • George :)
    Percebeste… afinal entendes me.
    Um pormenor giro é que a comunicação é bem rápida, o que significa que estamos perto.. …Vais ver que somos vizinhos. Olha lá, não me digas que és aquele do 10005 andar que passa as noites a recitar Shakespeare…!

    Dei te a minha pior ironia, dei te a minha pior poesia e mesmo assim gostas de mim… isso já é antigo não? Sabes alguma coisa que eu não sei? Tu não eras o jardineiro lá do Lar do Sagrado Coração pois não?

    E, desculpa lá, mas a guerra mal começou e já me estendes a mão! Tá mal! Maldita diplomacia.

    Bem, lindo, não duvides do que eu sou capaz. Mas há poucas coisas que me motivam, por isso. È que voar à velocidade da luz faço eu todos os dias para chegar ao trabalho.

    E, já que conseguiste picar me espero bem que nunca te apeteça fazer testes químicos comigo…

    E…..

    Oh Tentini, nunca te passou pela cabecita que a maior parte das vezes a alma vive privada exactamente porque desejamos? Nunca te ocorreu que prendemos a alma precisamente quando desejamos.
    Eu vou partilhar contigo um segredo porque sei que já aguentas estas coisas. Nós só desejamos o que o corpo pede. A alma só será livre quando separada do corpo. Até lá o melhor a fazer é mesmo colocar lhe um tubo na boca e dar lhe ar, uma agulha nas veias e dar lhe soro e deixa la vegetar. Nem lhe digam que existe. Não há palavras nem conceitos nem ideias nem domínios que não tenham como mestre final o corpo. E tudo o que tu desejares será sempre numa vassalagem cega a esse mestre. Não te iludas. Se desejares esquece a alma. Se queres por a tua alma a voar mata o corpo.

    O “Fresquinho…..” espera me

    Cumpts Lanka

    By Anonymous Anónimo, at 11:33 da tarde, outubro 04, 2006  

  • ;)

    By Anonymous Anónimo, at 2:29 da manhã, outubro 06, 2006  

  • Também Tu Dona Lanka, tal como todos nós, temos o lado obscuro da alma....
    Tal como a Lua tem o lado obscuro, tu te assemelhas a "Ela", a face negra que não se visiona, que a escondes de quem? para quê? Que não ta conheço (mas gostava).
    Só o brilho do Sol a ilumina tal como o brilho das tuas palavras iluminam a minha inspiração.

    "ser sério....!!! para quê?

    By Anonymous Anónimo, at 2:41 da manhã, outubro 06, 2006  

  • “…o drama do mal como motor da acção humana…” mas há melhor forma de viver?
    Deves ser deves, um peluche daqueles que cria garras nas noites de lua cheia de quinta para sexta.
    Quando queremos saber do que certo material é capaz não podemos ficar à "espera para ver" menino. Não tas a pensar sentar te numa poltrona e assistir a slides controlados por outrém pois não?
    “…Como estamos na fase puberdica do conhecer...” esta, assim de repente, fez me sentir macaquinho na gaiola onde alterno de lugar contigo!

    Anonymous, isso parecia uma música do Rui Veloso :) Obrigado pelas palavras. Mas, sabes, o que eu faço mesmo questão de esconder é o meu lado iluminado.

    Cumpts
    Lanka

    By Anonymous Anónimo, at 11:28 da manhã, outubro 06, 2006  

  • Qt mais tentas esconder, mais o demonstras.
    Estimulas a minha alma com a maior das facilidades, é mt gratificante ter alguem neste blog com esta capacidade inata.

    By Anonymous Anónimo, at 12:30 da tarde, outubro 06, 2006  

  • Dona Lanka, devo dizer que tem todos os indicadores para escrever um manual da arte do bom suicídio! A alma só tem e só faz sentido com um corpo… sendo este veiculo de toda a sua satisfação! Mas o mais engraçado é que a maioria das pessoas nem precisam desses tubinhos para terem a noção que se encontram a vegetar… e negar a alma, os nossos desejos, realmente é uma boa forma de ser estar “ligado às maquinas”! Esse manual pode ser opção de alguns mas não meu...

    By Blogger Tentini, at 1:59 da tarde, outubro 06, 2006  

  • Bom, essa é a tua opinião. E como de opiniões não se faz ciencia... Aqui vai a minha.
    Suicido? Na, este corpo não me pertence e como tal não serei eu a por lhe termo. O máximo que ainda lhe vou fazendo é, tipo como se faz com os presuntos e os enchidos, afuma lo com nicotina. Só para lhe lembrar do que é feito e da fragilidade dos seus componentes. Há quem diga que é sagrado e que maltrata lo é profana lo, mas a maioria das vezes sou ateia (a teia). Para mim, o corpo é o carcere da alma. Contudo, a alma precisa de penar nele para cumprir os seus propositos. Mas só será livre quando esse monte de materia perecer.
    Hoje a onda é Kardec

    Lanka

    By Anonymous Anónimo, at 3:53 da tarde, outubro 06, 2006  

  • Anonymous teras que parar com esses elogios senão eu vou começar a acreditar :)
    E essa estimulação toda também serve algum proposito? Qual o proposito da tua alma?
    Lanka

    By Anonymous Anónimo, at 3:57 da tarde, outubro 06, 2006  

  • É por aí mesmo que vou desde que tenhas opinião contrária à dele. E nesse caso, sempre posso assistir ao refutar. Agora, se lês aquilo e entendes suas palavras tal qual musica de embalar então, silencia te comigo e eleva teu espírito nessa dança extra corporal e butes atormentar mentes descrentes (tipo Tentini… nunca mais durmas Tente). Mistura Platão, Kardec, Jesus e Freud e tens todos os ingredientes. Como livro de bolso tenho o Principezinho e como alimento do meu lado cínico tenho o Albino Forjaz de Almeida. Num cantinho da minha carteira tenho uma prenda da minha avó, devota convicta da Sta Teresinha do Menino Jesus. Mas já não leio nada há anos! Provavelmente já descobriram entretanto que o mundo afinal é em forma de cogumelo.
    Musica, é pá,letras letras de cor só sei as dos Manowar, nos seus bons tempos do Figthing e afins. Poesia, quem não entende a Florbela?
    Como vês coisas simples, nomes fáceis de decorar, sem grande ciência. Tenho uma pessima memória mas guardo bué as reacções dos meus sentidos.
    Voar, já soube voar. E nunca tive asas. Mas acordei tantas vezes que nunca mais consegui sonhar com isso. Voar agora, olha, hoje por ex, numa simulação de salto em paraquedas… também não tinha asas. E não me apanham lá mais…!
    .... Tou aqui para ler. (prontos, ás vezes esqueço me e "solta se um beijo e o gato mia")
    Sou incapaz de ferrar alguém que me manda xiiss… Isso é jogo sujo meu!
    Sabes bem que o interruptor só poderá ser ligado por ti.

    Vamos levar esta posta (nunca entendi esta palavra, posta para mim só à mirandesa!) até onde? Tentini onde se paga o aluguer?
    Lanka

    By Anonymous Anónimo, at 6:04 da tarde, outubro 07, 2006  

  • Ora Jorrgie você mi ápanhou…! Eu sou taaao doci qui o arrr qui eu ressspiro se transforrrma em méeel.

    Que coisa! Mas porq me estão sempre a dizer isto?
    Querr doçura é? Mi liga – 95777888555444

    Intensamente, intensa…. E quem não é?

    Eu sou o que eu quiser, quando quiser e como quiser. Porq insisto em ser? Por isso mesmo, porq Sou!

    Infeliz……… Prontos, agora sou infeliz………….. ya, tava mais feliz com uns milhões a mais mas que havemos de fazer. De manha quando me levanto tb não me sinto muito feliz, tenho a certeza q ficava mais feliz no vale de lençóis mas que havemos de fazer?

    A Lanka no seu mais puro? Impossível.

    Tas a complicar menino…
    Cumpts
    Lanka

    By Anonymous Anónimo, at 11:40 da tarde, outubro 09, 2006  

  • Após várias tentativas de várias combinações, conclui que o número não é o correcto.
    Se queres mudar o discurso, experimenta colocar o certo, vais ver q o efeito será completamente invertido.
    Tu serás mais feliz, e "ò Jorge" um virtualzinho não faz mal a ninguém

    By Anonymous Anónimo, at 12:41 da tarde, outubro 11, 2006  

  • Foscasse ò Dona Lanka... Quase que é preciso um psicanalista para limparmos a alma com tanto pecado que ela tem...
    Foscasse foste sincera!

    By Blogger Tentini, at 3:09 da tarde, outubro 11, 2006  

  • E se não me ponho a pau... qualquer dia levou um excerto de porrada sem saber quem me bateu!!!!!!!

    By Blogger Tentini, at 3:11 da tarde, outubro 11, 2006  


  • Jorge, irritou me profundamente essa conclusão em relação à Lanka. Não tem nada a ver com verdades. Até podes estar cheio de razão, e acertares em tudo. Mas… Eu sei isso, tu sabes isso… ok… E? O objectivo final é? Nenhum.
    Então? À falta de outra coisa falemos do tempo.
    Não pensei que estivesses com qualquer intenção que não demonstrar que és perspicaz e lês para lá das palavras que são escritas, mas… E?

    Mas prontos, calhou te a ti… mereces te esse desabafo… Desculpa se fui indelicada…

    Ora Tentini, puritanismo para cima de mim? Talvez há uns anos atrás e no tempo da geada! ;)
    Não há momento nenhum em que não seja sincera! Mas, mudo de pensamento de segundo em segundo… tenho 50 ideias antagónicas para cada coisa por mais ridícula que seja, e se me apetece defende la defendo, mas logo a seguir sou a pessoa mais convicta a ataca la. Nisso o Jorge tem razão. Na verdade raramente digo em que realmente acredito, mas, na verdade tb, quem quer saber o que eu penso??

    Para quê martirizar uma mente em procura de respostas à pergunta “sou feliz?” Antes perguntar, visto esta camisola? Como aquele bolo? Será que hoje tenho a sorte de a minha mãe ter viajado 500km só para me fazer o jantar? Isto sim, é importante!

    Lanka, “loucamente insana buscando uma sana loucura”

    By Anonymous Anónimo, at 12:08 da manhã, outubro 12, 2006  

  • Perdoai-me Dona Lanka, mas eu acreditar que qualquer pessoa seja sincera a 100% é pura demagogia e utopia dos tempos áureos do verdadeiro socialismo… Quando referi a psicanalista era para pura análise (frasco, tubos de ensaio, lamparinas e olhares de loucura de um génio com cabelos em pé) da minha própria alma e daqueles que lêem as tuas palavras… Longe de viver/escrever num blog de liberdade ditatorial… Cada escreve aquilo que sente na alma (se a tem), cada um escreve com a parte do corpo que lhe der mais jeito e cada um utiliza a parte cerebral que mais lhe convém…
    Todos nós podemos (e o engraçado é que fazemos) análises aos comportamentos e desejos sobre as pessoas que aqui escrevem… E só para acabar, se não desenvolvesse a minha parte interior na procura de soluções e sobrevive-se à custa das partes mutiladas do meu corpo… seria tão infeliz ao ponto da mutilação final! Por vozes onde clamor nos apela a mais raízes daquelas que dantes nos faziam viver!
    E… frisando um excerto de um livro já mencionado aqui… “ (...) a sabedoria não pode ser partilhada. A sabedoria que um sábio tenta partilhar soa sempre a loucura.”
    Mas não sou sábio!
    Falo daquilo que acredito com ocinori ou sem ironia… e gostava de vos conhecer um melhor mas com loucura insana buscando uma vida sana!

    By Blogger Tentini, at 4:00 da tarde, outubro 12, 2006  

  • Bom Tentini, eu não disse que QUALQUER pessoa é sincera a 100%, certo?
    E tb não disse com quem EU era sincera...
    Ó pá, não percebi essa do psicanalista! Que cena... Assim faz mais sentido realmente...
    A melhor forma de conheceres alguém à tua volta é conheceres te a ti mesmo...Consegues entender o que quero dizer?

    e ... tas perdoado
    Cumpts
    Lanka

    By Anonymous Anónimo, at 9:39 da tarde, outubro 12, 2006  

  • ...hum, quando um homem dá razão a uma mulher temos q desconfiar!
    :)

    Lanka

    By Anonymous Anónimo, at 12:57 da tarde, outubro 14, 2006  

  • “04 Setembro: Dia de Mab: Mab é a rainha dos elfos que moram nas raízes das árvores.”
    “Rainha Maeve foi uma rainha irlandesa celta, frequentemente cultuada como deusa por ter exercido poder e fascínio entre seus súbditos na sua época. Seu nome significa "Mulher ébria" ou "rainha-loba". Reinou sobre Connacht, e pertenceu ao Ciclo de Uster. Deusa da guerra, participou efectivamente de vários combates, pois as mulheres nesta época e nesta cultura, não eram vistas como frágeis ou incapazes e lutavam bravamente. Tinham o poder de escolha de seus maridos com seus respectivos dotes, além disso, optavam pelo divórcio se estivessem insatisfeitas ou infelizes. Este período foi anterior ao surgimento do Deus monista que deu origem à era do patriarcado, portanto, até então as mulheres exerciam outro papel na sociedade. Foi também um símbolo de sexualidade plena e exuberante, assim como a Vênus na cultura romana, ou Afrodite na Grega. Maeve tinha o poder de escolher seus parceiros. Sua relação com a sexualidade nada tinha haver com promiscuidade, ao contrário disso, era saudável e magnética. Nessa época não existia o conceito de pecado cristão, o corpo e o prazer eram vivenciados sem malícia, venerados e respeitados.”
    “Mab é, por excelência, a rainha das fadas.”
    Também: http://celtas-mitologia.blogspot.com/
    Mas, adorei estes:
    MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens
    MAB – Movimento dos Adolescentes Brasileiros
    MAB – Mathématiques Appliquées de Bordeaux
    MAB – Muslim Association of Britain
    http://www.mab.it/ - Lindo!!!!

    Sou um bocadinho mais nova que o Paul Anka, a minha voz é mai linda, e definitivamente sou muito mais bonita 

    Nunca argumento nada com alma, coração e garras, pelo menos com tudo isso ao mesmo tempo.
    Tá giro… E em Latim, não te lembras de nada?
    Cumpts
    Lanka

    By Anonymous Anónimo, at 8:06 da tarde, outubro 17, 2006  

  • Jorge, esse "para breve" tá a ficar grandito demais não?

    (... Tente, n curto mesmo nada esta cena nova p escrever os coment´s)

    Lanka

    By Anonymous Anónimo, at 7:54 da tarde, novembro 09, 2006  

Enviar um comentário

<< Home