OCINÓRI - A Tasquinha do Irónico

domingo, julho 09, 2006

BOLONHA


É um assunto que entrou pelo nosso quotidiano adentro e que, na minha opinião, tem sofrido de uma coisa estranha que consiste em: toda a gente discute mas ninguém sabe o que verdadeiramente é. Já os Morangos com Açúcar são muito mais user friendly: podemos apanhar qualquer episódio a meio e conseguimos sempre seguir o fio à meada.

Resumidamente, pelo que sei, o Tratado de Bolonha trata-se de uma medida resultante da mui citada e ainda mais desconhecida Estratégia de Lisboa (e com a capital aqui tão perto!). O objectivo mais amplo será qualquer coisa como a universalização geográfica, dentro do espaço da UE, de cursos idênticos de forma a ultrapassar as fronteiras que ainda existem e que neste caso, não sendo políticas, dependem de decisão política. Pelo que leio e já me foi explicado, um aluno de Gestão poderá fazer um semestre no politécnico de Bragança, outro semestre no ISCAC, no segundo ano fazer um Erasmus na Universidade de Salamandra, frequentar disciplinas opcionais ne Universidade de Deusto em Bilbao e fazer o terceiro ano na Polónia onde a GM garante estágios profissionais. Estes três anos, na generalidade dos cursos, conferem o grau de licenciado (parece que este é um pormenor importante pois toda a gente fala disto). A segunda etapa do curso, que conferirá o grau de Mestre (será Grão Mestre no caso de se ter influência na Maçonaria) poderá ser realizada na Eslovénia mas a parte curricular poderá ser efectuada na Universidade de Faro - polo de Vila Real de Santo António onde funciona o núcleo de Turismo.


Isto será possível porque vamos todos ser amigos.

(Será que vai mudar nome mas a m€rd@ fica na mesma?)

2 Comments:

  • Gostei desse grau académico de Grão... Afinal Grão a Grão alguém vai "master" sem saber grande "chose"! Ou será que não?

    By Blogger Tentini, at 4:38 da tarde, julho 10, 2006  

  • Eu cá acho que é mais Grão a Grão vão as universidades encher o papo. Mas será que não há problemas a sério por essa Europa fora para não estarem sossegados com o rabito em certos assuntos? E se esta treta descamba em qualquer coisa que diga que ainda me falta alguma cadeira para ter o canudo completo, alguém vai acabar com o carro riscado, ai vai vai!

    By Blogger Rafeiro Perfumado, at 12:44 da manhã, julho 15, 2006  

Enviar um comentário

<< Home