OCINÓRI - A Tasquinha do Irónico

quinta-feira, novembro 09, 2006

POSTA POUCO INFLAMADA E ATÉ TALVEZ EQUIVOCADA

Surgiu no mercado, há relativamente pouco tempo, um conceito de franchising que conSiste na prestação de serviços na àrea da Contabilidade e Gestão. A ideia parece-me excelente, pois pode permitir a existência de uma estrutura cuja dimensão garantirá um profissionalismo como é raro no mercado. As economias de escala podem resultar nisto. Um pequeno gabinete de contabilidade, por exemplo, dificilmente tem meios para a subcontratação na área laboral, societária ou fiscal, sendo que frequentemente os prestadores dos serviços chamam a si essas funções – não obstante estes exigirem um grau de habilitação ou sofisticação que eles não possuem, nem são obrigados a possuir. Ora, voltando ao franchising e às suas latentes e inumeras vantagens, serve esta posta mal linguenta para expressar o meu desgostoso desapontamento relativamente à operação de um destes franchisings aqui na Figueira da Foz. Devo, no entanto, ressalvar que estou a cometer uma injustiça pois falo sem conhecimento de causa própria mas sim com conhecimento de causa alheia.
Posto isto, quero dizer que, para além do desrespeito pelas normas deontológicas e éticas ao que se soma a aparente inoperância do organismo regulador da profisão, é duvidosa a qualidade, seriedade e profissionalismo dos serviços prestados por este conceito. Destaque-se também a grande ênfase que é colocada na vulgar e universalmente conhecida LÁBIA (as in “lá lábia tem ele!”). Veja-se o pensamento preconceituoso que resulta da visita ao sitio da internet onde estes seres anunciam a sua existência, auto atribuindo-se titulos e prémios abundantemente. Já me esquecia de referir a quantidade de estrangeirismos utilizados que também merecem uma leitura, nomeadamente pela leviandade com que são utilizados e pela óbvia ignorância que revela quem tem a necessidade de os enumerar.

Com o devido pedido de licença ao Almada Negreiros, largo aqui um grande PIM!

2 Comments:

  • Não be that way, Gustavo. Afinal os guys têm o right de use estrangeirismos, pá! Tás com bad feitio why?

    By Anonymous Anónimo, at 12:47 da tarde, novembro 09, 2006  

  • fogo... senhor!
    será que caminhamos para o facilitismo dos lucros fáceis? onde já li e vi isto... vá-se lá saber!
    será que tambem caminhamos para o facilitismo da lingua na utilização de nomes que não são nomes? onde já li e vi isso...

    By Blogger Tentini, at 12:35 da tarde, novembro 15, 2006  

Enviar um comentário

<< Home