OCINÓRI - A Tasquinha do Irónico

segunda-feira, outubro 23, 2006

POSTA INFLAMADA SEM NOME


Ultimamente tem-se falado muito acerca da liberalização do mercado energético, nomeadamente do mibel, e das consequências positivas que a nova regulamentação trará para os consumidores. É só coisas boas.
Para além das habituais campanhas de desinformação, aquilo a que um tipo minimamente esforçado assiste é precisamente o contrário.
Ou seja, as tvs e os jornais estão pejados de articulados factuais e opinativos fabricados por recém-especialistas do assunto mas, verdadeiramente, a sensação que fica é que ninguém sabe concretamente do que se trata. Mais. O preço da energia eléctrica tem subido em abundância e não esqueçamos as sobretaxas que se inventaram para encher o bolso aos pançudos do costume. Espetam-me na factura com uma taxa audiovisual, a mim, que paguei a minha televisão, paguei as infraestruturas lá de casa e pago uma pipa de massa mensalmente à tvcabo. E nem chego a ver a porcaria da televisão. Contudo lá está, mensalmente a minha contribuição audiovisual. No meu recibo de salário também está lá uma coisa chamada “retenção na fonte de irs” que deveria servir para pagar essas coisas.
Durante o primeiro quadrimenstre deste ano a factura energética da minha entidade patronal aumentou 20% devido à tal liberalização e, convidada a pronunciar-se, a EDP disse-nos que o mercado é aberto – que é como quem diz: “ide pastar”.
Desde 4 de Setembro, o mercado doméstico também ficou liberalizado e a edp até criou uma nova empresa, a edp 5d, para operar nesse mercado. Não sei porquê mas fico com a sensação que isto é tudo a fingir e alguém se está a rir perante a geração impune de tanto asneiredo.
Para o ano parece que vai subir 6% no mercado doméstico mas, há uma semana, quando se falava em 16%, apareceu um anormal, num “dia mau”, a dizer que a culpa era dos consumidores que tinham originado um défice tarifário. Já agora: alguém me sabe explicar o que é este défice tarifário e como é que ele vale 400 milhoes de euros? É que a EDP lucrou, em 2005, um record histórico de 1000 milhões de euros.
Este tipo de empresas, têm sido parcialmente privatizadas mas subsistem políticas que fazem com que sejam subsidiadas directamente pelos consumidores – sim!, porque o Estado já não o pode fazer. Eis que o faz encapotadamente.
Farei como faço relativamente à PT: contratarei apenas o que for vital e assim que vier a concorrência (nacional) passo-me – nem que seja mais caro! Tal como está a acontecer aos segmentos onde a PT não é monopolista, a EDP há-de perder clientes que se sentem chulados. Se depender de mim.....

[Um último grito de guerra: mandem instalar um bi-horario (gratuitamente) e liguem as máquinas de lavar à noite (a roupa estende-se de manhã). Nem que gastem uns contitos num temprizador para ligar as máquinas às 4 da manhã. O preço no horário nocturno é metade. Vale a pena.]

5 Comments:

  • Fazes demasiadas perguntas, mexes com demasiados poderes. Arriscas-te a aparecer um dia destes numa vala com um lâmpada enfiada não sei onde... olha, eu à cautela estou a fazer stock de velas, não vá esta liberalização dar para o torto!

    By Anonymous Anónimo, at 10:28 da manhã, outubro 24, 2006  

  • E a culpa é nossa... dos consumidores?
    Temos de tudo... Temos de tudo!
    Cá para mim, à luz (gostei desta) do que se passa com a gasolina... até ia a Espanha comprar electricidade em pó!
    No ultimo fim de semana em gasolina poupei + ou - que 1.800 paus!
    Venham os espanhois... que venham eles!

    By Blogger Tentini, at 2:37 da tarde, outubro 24, 2006  

  • Venham os espanhois??? Achei engraçado... alguém tem a noção que estamos aos poucos a ser "vendidos" aos nossos vizinhos de espanha? Eles vêm tirar rendimentos do nosso país e ninguem se preocupa... eu nao vejo os "amigos" espanhois a sediarem empresas em portugal, empresas daquelas que trazem realmente emprego e desenvolvimento. Vejo-os sim a trazerem uma liberalização do mercado electrico (1 de n exemplos) que vai fazer com que eu, tu e muitos mais sejamos prejudicados já no inicio de 2007, porque é que achas que a ERSE propôs este aumento de tarifa? será por causa de algo chamado Liberalização de Mercado... hum a mim parece-me que sim!
    Então resumindo, os amiguinhos espanhois vêm todos lampeiros pagar à EDP um aluguerzito de rede e cobrar ao desgraçadinho do português balurdios por Kw! Isto tudo sem deixar por cá lucros (pelo menos visiveis pelo comum do mortal), sem criar empregos, e sem produzir riquesa para o país...
    Pagar por pagar mais vale pagar á EDP e deixar o meu dinheirinho por cá!

    By Anonymous Sophie, at 7:35 da tarde, outubro 24, 2006  

  • vendidos não!
    Dados!
    Os espanhóis levam as divisas para os paises deles...
    Os nossos levam para a conta na suiça e vão de iate para as caraibas... beber rum!

    By Blogger Tentini, at 6:35 da tarde, outubro 27, 2006  

  • Ah Gustavo, se tu soubesses.... mas n te vou estragar a surpresa

    Lanka

    By Anonymous ..., at 7:51 da tarde, novembro 09, 2006  

Enviar um comentário

<< Home