OCINÓRI - A Tasquinha do Irónico

sexta-feira, maio 05, 2006

OS REPÓRTERES SEM FRONTEIRAS…


Os Repórteres Sem Fronteiras divulgaram recentemente uma lista dos novos “predadores da liberdade” e lá constam mais de trinta nomes daqueles que usam e abusam dos poderes que lhes foram conferidos, ou por direito próprio ou por decisão de um povo! Mais de trinta nomes, que pintam a negro um cenário na qual todos deveriam nascer, viver e morrer com liberdade e dignidade!
Só mais ou menos trinta pessoas nessa lista? Estranho!
Neste fabuloso cardápio, temos pessoas como Mahmoud Ahmadinejad (guerrilheiros Tamil do Sri Lanka), Fernando Murillo Benajero (paramilitares da Colômbia), Fidel Castro, Hu Jintao (Presidente Chinês), Mouammar Kadhafi (Presidente da Líbia) e Vladimir Putin. Temos ainda aqueles que “receberam” menções honrosas pelos seus bons desempenhos durante o ano, como Mari Alkatiri (chefe do governo de Timor Lorosae), Gloria Macapagal Arroyo (Presidente das Filipinas) e Sílvio Berlusconi.
Que linda seita está que o mundo fabricou… mas estranhamente a omissão de factos jornalísticos também se pautam por aqueles que apregoam as directrizes da liberdade, fraternidade e igualdade (utópico?)
Procurei exaustivamente por Cartum (Sudão), Cidade do Cabo (África do Sul), Bagdad, Guantanamo, Kigali (Ruanda) e não encontrei nada. Passo a repetir NADA! ZERO!
Sem surpresas, no nada encontrei um Bush, um Blair e um Barroso (ou Burroso da maneira como fugiu!), que tantas sementes levantam para aniquilar aqueles que outrora foram erguidos pelos seus ancestrais!
E onde está o Jardim? Onde está essa pérola do Atlântico que tanto contribui para redução do défice, recusando a comemorar o 25 de Abril? Deve ter poupado milhões de euros e quilos de liberdade…
Por isso a minha pergunta é: Será que é mais um estudo encomendado daqueles que sofrem do sindroma do ditado (faz o que eu te digo mas não faças aquilo que eu faço)?
Ou será que dentro desta Associação existe uma falta de liberdade, vivendo assim num estado vegetativo (como no ocidente) mais conhecido como liberdade ditatorial?
(Texto de Rtente (Tentini) - Maio de 2006)