OCINÓRI - A Tasquinha do Irónico

quarta-feira, janeiro 10, 2007

O CAMANDRO E A CAROCHINHA

Um dos sintomas da pressão arterial elevada é sentir dor de cabeça. Quando isto ocorre, podemos tomar uma aspirina, tomar um paracetamol, tomar um analgésico ainda mais forte, tomar uns comprimidos para a pressão arterial, cortar a cabeça, dizer que é do stress, da sogra, do cão ou do gato ou do raio que nos parta. Há ainda uma outra possibilidade que é a da alteração dos hábitos da vida que conduzem a estes sintomas.
É como o colesterol. Está alto? Beba-se Danacol ou estes outros iogurtes e margarinas saborosíssimos, que existem hoje, com esteroides e que dão cabo das maleitas. Na pior das hipóteses estes esteróis fazem aparecer umas mamas ou coisa paraceida – já que são substâncias demasiado recentes para terem sido convenientemente testadas e não é possível saber rigorosamente os possíveis efeitos secundários. Mas como ainda não se provou que fazem mal, toca a chutar prá veia! Não sei bem como, mas está invertido, o ónus da prova.
Quero, com este relambório todo, subscrever uma velha máxima do Doutor Confúcio. Este senhor, que bem poderia ser docente na Escola Superior de Tecnologias da Saúde, Gestão, Letras e Psicossociologia Aplicada à Estatistica Indutiva e Investigação Operacional do Cú de Judas, escreveu, num dia inspirado (eu não vi mas contaram-me):
Mais importante do que dar-lhes o peixe é ensiná-los a pescar

Será que temos a correcta percepção do verdadeiro problema e seremos capazes de ser do melhor senso na resolução?

6 Comments:

Enviar um comentário

<< Home