OCINÓRI - A Tasquinha do Irónico

quarta-feira, abril 09, 2008

AVÓZINHA

Amiúde é mencionado o Diário GRANMA como complemento das notícias que nos chegam acerca do Reino de Cuba. E eu pensava: por que raio o principal órgão de imprensa (oficial) cubana tem um nome americanizado? Eis que a contradição, não deixando de o ser, tem, como não podia deixar de ser, uma explicação que assa por factos históricos importantes. Para dar porrada da grossa no Doutor Fulgêncio Batista e sua trupe, o Doutor Fidel (é como no Granma o referem) desembarcou em Cuba num iate chamado Granma. E viveram felizes para sempre.

A edição online do Granma é muito interessante e só é pena te-lo descoberto tão tarde. Para que não vos quedeis na mesma obscura ignorância caros (poucos mas bons) ouvintes, aqui fica mais uma janelita para o mundo: http://www.granma.cubaweb.cu/”. E o domínio “.CU” até tem uma certa graça com ironia á mistura!

Apontamento cultural: como sempre, ando no rasto da onda e não na crista; ainda assim, descobri uma criatura maravilhosa que responde ao nome de Rita Red Shoes e que merece ser escutada com grande atenção. A Visão refere o seu contributo nos Atomic Bees (esta eu não sabia apesar de os conhecer) e com o Rodrigo Leão (esta eu sabia). Vem aí a Primavera e vamos todos reciclar os tímpanos.