OCINÓRI - A Tasquinha do Irónico

segunda-feira, dezembro 28, 2009

PUBLICIDADE GRATIX

A minha dúvida prende-se com o preço da coisa. Quero comprar um serviço de adsl. Por mes custa 19.99 eur. A primeira pergunta é: porque não 20 eur? Depois o preço é válido durante o 1º ano. Após 12 meses é mais 5 euros. Mas se for contratado durante o Natal, os 1ºs 3 meses são a metade.

As pastas de dentes Aquafresh. Três embalagens pequeninas todas coladas umas às outras em que 1 é gratix ou a grande que diz +50 ml grátis? Não sei.

As fraldas e os toalhetes Dodot. Um caixote com 3000 toalhetes ou a embalagem com 6 pacotinhos? As fraldas que oferecem a mochila na compra de 196 fraldas ou a embalagem de 88 + 19 grátis?

No meio destas contas aparece uma menina a dizer que se eu aderir já ao cartão Jumbo que me oferece 15 euros + 10% de desconto em alguns artigos, mais no fiambre Auchan ao fim de semana.

À saída, para pagar, deparo-me com a caixa das grávidas, a dos clientes ecológicos, a do self service, a do cartão jumbo. Para os tótós só há uma com uma fila infinita onde está agora a senhora que se esqueceu de pesar os tomates.

No E Leclerc comprei uma mangueira com luzes de natal por 18 euros. Quando a liguei não acendeu e deitou um fuminho. Lá fui eu devolver. Deram-me um vale para descontar em compras no prazo de 30 dias. Aqui é assim que fazemos, informaram. Fazem mas comigo não fazem mais, seus abusadores.

É por isto que eu vou ao Pingo Doce. Chego lá, estaciono, tiro um carrinho, sigo o itinerário das compras: sempre as mesmas coisas nos mesmos sítios. Os legumes, a fruta, o peixe, a carne, detergentes, pão, batatas fritas, bolachas e chocolates, fraldas e toalhetes. Sem promoções manhosas e sem meninas a oferecer taparueres - e a vida continua.

Se o que queremos é limpar o rabo para quê tanta confusão?

Gaita.