OCINÓRI - A Tasquinha do Irónico

segunda-feira, julho 31, 2006

ESPÍRITO DE MATILHA


Espírito de matilha é aquele sentimento que leva as pessoas a unirem-se em torno de uma vontade comum na circunstância em que: individualmente, são mesmo muito fracotes; em matilha já são mais fortes mas metem nojo… não, não é a democracia que me refiro.
É um fenómeno sociológico curioso, mas como não percebo nada de sociologia, não vou por esse caminho (isto era mais para armar ao pingarelho).
Se nos conseguirmos des-envolver do que está a acontecer em cada momento que passa, é possível observar como se gera e massifica a empatia por uma ideia, corrente, torrente ou maldicente, sem motivo aparente mas com entusiasmo.

Há uns anos, no fim de um percurso pedestre em família, à entrada de um aglomerado de casas, eis que surge um canito(*), daqueles pequeninos, de pêlo bem tratado de cor de barro, impecavelmente nutrido, de dentes afiados, voz esganiçada. Sem motivo aparente (lá está o primeiro indicador!) o moleque late-nos ódio o mais estridentemente que consegue. Como que pelo efeito da flauta mágica, surgem de todos os lados milhares de primos desta criatura hedionda que, sem hesitar, canalizam a sua raiva na mesma direcção. Devo assinalar que apanhei um susto do caraças e só não molhei os calções porque tinha ido ao mato havia poucos minutos. Não sei quanto tempo passou; para mim, parou. O meu pai, num gesto para mim totalmente inesperado, avançou autoritário para a nuvem e produziu sobre esta um efeito de intimidação num gesticular de valentia que sou incapaz de descrever. Os estupores dispersaram, sem, apesar de tudo, nos deixar de lançar umas rosnadelas de soslaio.

Passados vários anos, vejo estes canitos nas trupes futebolísticas; nas pseudo-associações voluntárias, ou não, espontâneas, ou não, que se formam para ser do contra – o importante é ser contra; no Parlamento de Portugal, onde há um sítio e hora marcada para cães irem falar levianamente sobre coisas importantes, na certeza de que a matilha não vai deixar de uivar e ganir em aprovação. Vejo isto em sítios demais.

Fielmente o melhor amigo do homem, os cães não têm culpa porque não têm razão - e nós, que temos razão: temos razão?

(*) do algarvio: cão

sábado, julho 29, 2006

1000!? JÁ?


Só hoje me apercebi que já fomos visitados por mais de mil mentes brilhantes, iluminadas! Por já estarem tão cansadas de o serem, decidiram visitar este blog à espera de encontrar alguma burrice e lerdice para que possam ser de novo reintegradas na nossa sociedade portuguesa…
Um muito obrigado mas não pagamos indemnizações a ninguém…
Quando chegarmos aos 2000 de visitantes levaremos todos os assíduos leitores a casas de strip do centro do país e as leitoras as todos os centros comerciais da mesma região!
BIBA AO OCINÓRI CARAGO!
BIBA!!!!

UM CAIXOTE DE LIXO!

Bem… que todos nós sabemos que vivemos num mundo que mais parece um caixote do lixo, isso todos nós sabemos! Mas utilizarmos a televisão para um aumento desse mesmo caixote (cheio de viroses, bactérias e anomalias) já é demais…. e assim tenho que gramar com o lixo dos outros!
Isto vai de mal a pior…
A nossa querida fatalista e exacerbada TVI apresenta os melhores índices de como fazer um bom canal para pessoas ignorantes, enfadonhas e fracas de espírito! Estas pessoas ainda não sabem que morreram intelectualmente… mas brevemente serão avisadas por carta registada com aviso de recepção!
Para começar temos uma dose diária de intoxicação de morangos podres que nem mesmo com açúcar não nos deixa de dar volta à tripa! Depois vem essa fabulosa série de um cão inspector digno de fazer inveja ao sobredotado Milú que acompanha nas mais perigosas aventuras de Tintin… O cão não está mal mas o elenco e as histórias que o acompanham é que são dignas do cão mais estúpido do Oeste… Rantamplan (até me sinto mal a tratar assim o cão que está apaixonado por Joe Dalton)!
Temos um Jornal diário extremamente útil para quem tem de reduzir na alimentação… são tanta as tragedias, as fatalidades e os horrores… que a mim só me ajuda a criar um nó na garganta e deixar de comer!
Profissionalismo Jornalístico? Talvez… o nosso mundo é assim… mas não vejo nada de construtivo nesse noticiário!
Para quem conseguiu sobreviver a isto tudo… logo a seguir temos mais morangos azedos servidos como sobremesa… Como sou chique, vou escrever em inglês… D’zrt! Já não basta a novela ainda temos que gramar com uma bois band?
A saga continua com mais umas 2,3,4 ou 5 telenovelas, numa maratona diária de burrice, tédio e de falta de inteligência para se ensinar algo… Pobres actores… Paupérrimos! Alguns já com uma grande carreira e a puxarem o autoclismo para a reputação finalmente entrar neste esgoto a céu aberto… ou devo dizer… de televisão acesa?
Alguns dos bons programas, como Frasier, Cinebox ou Cartaz das Artes, tornam-se num programa para elites… Os que sofrem de insónias!
Não quero falar desse “macacóide” da televisão que dá pelo nome de J. Kléber e da trampa do programa que esse “chimpanzé” de gel apresenta! Ufa… ainda bem que ao domingo de manhã temos a Eucaristia Dominical para todos nós limparmos os nossos pecados… Ops! Sou ateu e além disso a essa hora estou a dormir!
Neste momento não temos nenhum reality show… Acho que a TVI também não quer matar ninguém…
Façamos então zapping…
No canal de Carnaxide, para abrir a manhã dão-nos... a Floriporra (a morangada da SIC em versão de papel higiénico tipo lixa nº3 para nos arranhar as nalgas) e a Nossa Senhora Fátima da SIC (bem melhor que aturar o Goucha… também não é difícil).
Para o resto do dia temos telenovelas, telenovelas e… telenovelas! Sendo estas ligeiramente interrompidas pelo noticiário ( diga-se de passagem que também não é lá grande espingarda)… Pelo que a SIC pede desculpas por esta breve pausa! Algumas séries são boas de se ver… para quem não trabalha no dia seguinte (a SIC deve pensar que neste pais só há langões e preguiçosos)!
A política da escolha dos filmes é igual à da TVI… durante a madrugada, com bastante sangue e cheio de torturas psicadélicas que nos fazem desejar que o sono apareça rapidamente (principalmente para aqueles que têm de dividir a cama com alguém e encontram a continuação do terror televisivo)! Aturar isto todos os dias é um sinal de insanidade…
Façamos outra vez zapping…
A RTP1... Hum… Sofre actualmente um sindroma que todas as séries tem de ter actos de conspiração, terror e com os islâmicos os autores destes Autos de Má Fé! Apresenta comentadores a lançarem palavras ao vento… dos mais teóricos, arrogantes e pseudo intelectuais que acham que o dom da verdade está no respeito pelo aquilo que os telespectadores pensam deles e não no aumento das suas contas bancárias!
VIVA à contra informação… o melhor noticiário que temos! Atenção, aqui aprende-se!
Já diz o velho ditado… Não há duas sem três… TVI+SIC+RTP1= lixo televisivo! Fácil de fazer este somatório!
Zapping… e aqui me fico… RTP2! Uma lufada de ar fresco dentro da cinzentíssima caixinha que mudou o mundo! Com boas séries… bons documentários… com uma grelha diversificada! Bom…
Bem… ainda bem que temos o canal 2! Mas nunca vou perdoar às mentes brilhantes do governo de Durão Barroso de terem “expulso” de forma vergonhosa um dos melhores (quiçá da Europa) boletins informativos das artes e espectáculos… o programa Acontece!
Uma caixinha com 3 canais feitos à medida da inteligência da nossa sociedade portuguesa!
Fico por aqui… relativo ao caixote televisivo… E ASSIM ACONTECE!

(esqueci-me de dizer… gosto muito de ver a Revolta dos Pastéis de Nata)

(Texto de Rtente (Tentini) - Julho 2006)

sexta-feira, julho 28, 2006

CADA MACACO NO SEU GALHO


Anda por aí uma moda que considero muito irritante, quase ofensiva.

Esta coisa de os nós das gravatas serem quase da mesma lagura que os pescoços – e, em alguns casos, mesmo mais largos do que as cabeças – é, simplesmente feia. Eu pensava que era só coisa de jogadores de futebol, mas não é que a moda pegou? Uma ressalva importante devo fazer relativamente ao nosso primeiro ministro. Gravatinhas sempre finas, nó simples. E os melhores amigos dele, também. Ainda hoje o ministro da Economia trazia uma bem fininha – e a ocasião era bem importante: anunciar 1,5 Giga euros de investimentos.

Mais recentemente uma outra inovação – ou talvez o contrário: um regresso ao passado – que é esta mania de pôr brincos nos punhos das camisas. Mas que raio lhes deu? Nem no Calisto Elói (o da Queda dum Anjo, para quem não se lembrar) imagino estes enfeites! Alguém se lembra de coisa menos práctica do que isto? Eu ainda admito que na cerimónia dos Nobel se carreguem estes adornos; num maestro também ficam sempre bem, desde que bem atarrachados, não vão atingir um violinista numa passagem mais allegra. No dia a dia, para uso corrente é que não concebo.

Recordo com extensa saudade a pulseirita cor de rosa que o ex-1º Pedro Lopes ostentava de forma bem visivel quando ia à TV choramingar. Nunca percebi o objectivo da fitinha. Era o paradigma do puto que teima em não crescer? Mas aquilo que dava mesmo nas vistas era os brincos que trazia espetados em cada punho – de resto, o ar de desgraçado era perfeito. Ó senhores: tratem mas é de furar as orelhas e ponham lá os botões!

terça-feira, julho 25, 2006

FOMOS MANDADOS À MERDA


Tenho andado para escrever sobre o tema da Educação. Ainda por cima, tendo em conta o êxito de audiências que uma posta anterior sobre este assunto já teve! A questão é que a Educação é um tema vasto, delicado, abrangente. E muito importante. Ainda hoje estive a preencher um questionário online que visa, entre outras coisas, avaliar o interesse dos estudantes em estudar no estrangeiro, mais especificamnete no Reino unido. Obviamente que o questionário foi fabricado por universidades britãnicas. Registei o grande interesse que eles têm em saber que tipo de opinião cidadãos de outros países têm sobre eles e fazem uma espécie de análise SWOT dissimulada. Tocam em pontos muito importantes e posso dizer que já aprendi mais qualquer coisita.

Havendo oportunidade, descarregarei mais pensamentos profundos sobre este assunto.

Mas, neste instante, outro assunto se ergue com mais imponência. É que, na salutar reunião de comentários à posta da Educação, (que alguns de nós interpretaram como sendo críticas gratuitas aos professores), para além do orgulho que sinto por algumas pessoas se terem dado ao trabalho de escrever contributos valiosos sobre aquilo, houve um envio, dirigido aos yours truely, abençoando uma sugestão minha, à cidade do cócó.
Pois então, se não em corpo, em espírito fá-lo-ei concerteza, deslocar-me-ei, mais o meu amigo Tente, a esse município deslumbrante que é a Merda. Sairás de Bragança, Tente, que eu parto da Figueira da Foz.

Para fechar esta posta algo desorganizada, um respiro das profundezas. Apraz-me registar que, ainda que deslocalizado para Bragança, o Tente me tem cravado mais jantares do que quem está bem mais perto... por isto e pelo resto guardo-te uma fatia de bolo do 1º aniversário do Manel. Se cá estiveres nessa altura comes sem ser congelado... se sobrar!

segunda-feira, julho 17, 2006

VIVA ZAPATA!


Pois então parece que já houve o primeiro divórcio gai em Espanha! Tanto trabalho, para dar naquilo! Por isso é que eu sou partidário de que o casamento não devia ser permitido a ninguém. Homnívoros e não homnívoros. Não há vantagem. Se querem contratualizar a coisa, então faça-se uma escritura, pacto social e tudo o resto - incluindo livro de actas: "aos dez dias do mês de Julho, pelas dez horas (gosto sempre das assembleias gerais logo pela manhãzinha) reuniu na sua sede social, sita na rua Bento 16, a sociedade conjugal em comandita (modéstia fora, esta da comandita foi boa, não foi?) representada pelos sócios José Manel e José Joaquim, representantes de 100% do capital social, com a seguinte ordem de trabalhos: ponto um - ajustamento do calendário de faxinas ao horário de primavera-verão; ponto dois: deliberar sobre a proposta de instalação de um contador bi-horário".
Pronto, e no fim desta treta, aprovavam a ordem de trabalhos por unanimidade e ambos assinavam. E mais nada! Quereis coisa melhor?

Aproveito o ensejo para parabenizar o primeiro ministro Zapateiro pela demonstração de "isto tem regras e só te fica bem cumpri-las" ao mal amado papa, na sua algo estranha visita à Espanha. Tanta coisa boa para ver no país vizinho e o homenzito anda preocupado com os homnívoros, como se se tratasse de um grupo de radicais neo nazis.
Numa coisa acredito que sejam consensuais: na indiferença para com as famílias que se lixam com a saída da GM de Portugal.

(como se diz agora: a foto está lindamente, não está)

quarta-feira, julho 12, 2006

MAIS FUTEBOL (e mais e mais e mais)

UM
O presidente da FPF, que é um génio, lembrou-se de anunciar aos sete ventos que vai pedir isenção de IRS dos prémios que todos os portugueses vão pagar aos jogadores da selecção. Recebi esta notícia ontem de manhã através da TSF. Primeiro disseram que o presidente da FPF ia pedir ao Governo para os jogadores serem isentados neste rendimento. Depois entrevistaram um especialista em fiscalidade que explicou que o código do IRS previa a possibilidade desta isenção (artº 12º, nº5). Passados uns minutos, li, seguindo uma cacha (?) - que dizia qualquer coisa como: “Governo contra a isenção” - na edição online do Record, o Prof Saldanha Sanches a indignar-se com esta tropelia. Finalmente alguém com juizo. Por outro lado, para contornar a coisa, a FPF podia ter decidido prémios superiores, de forma a que, em termos líquidos resultasse a mesma coisa – e isto creio que ninguém discutiria. Mas não entendo que diferença é que o irs de 50.000 euros vai fazer ao Figo, ao Ricardo, etc. Já a mim, dar-me-iam um jeitão!

Será que estou errado e esta coisa dos prémios é mesmo justa?

DOIS
Parece que mesmo antes de o pedido ter sido apresentado (sim, porque a apresentação à imprensa felizmente ainda não é um canal oficial) o Governo terá dito (pelo mesmo canal) que não o vai aceitar. Ou seja: a lei prevê determinada coisa sob requerimento; mas mesmo antes do requerimento ser apresentado já nos dizem que não. Diz, e muito bem, por muito que me custe admiti-lo, o presidente da FPF: se esta prorrogativa está na lei não é para utilizar, então mudem a lei para não andar a enganar as pessoas. É isso aí, cara!!
E o requerimento respeitante à isenção dos prémios do Euro 2004 ainda não teve resposta. Ó senhor ministro das finanças: pé na tábua com os requerimentos dos nossos jogadores!

TRÊS
Infelizmente, é oportuno referir a pobreza com que estas notícias foram dadas pela TSF (para com que tenho uma fidelidade canina). Não só os tipos que lêem as notícias não sabem o que estão a dizer, como os tipos que as escreveram percebem tanto de fiscalidade ou jornalismo como eu da pesca do atum. Quem são estes pseudo-jornalistas que andam por aí à solta? No jornalismo a carteira profissional, a deontologia, o sigilo profissional são referências mas eu tenho-me perguntado: para quê? – se o que temos mais visto é qualquer espécie de gente por aí a escrever labreguices. É como a estória dos comentadores de futebol: até já eu opino, veja-se!!

(estou tão zangado que nem ponho foto nesta posta!)

terça-feira, julho 11, 2006

FEVER SATURDAY NIGHT

No último sábado, voltei a sentir outra vez no meu sangue o “Fever Saturday Night” da simpatia, humildade e bom senso de todos os condutores de viaturas de quatro rodas que abundam nos míseros tapetes de alcatrão que se abundam no nosso país!
Penso eu (coisa rara para alguns)!
Nessa noite foram tantos os arrepios à noite… que quase parecia que sofria de hipotermia do Inverno rigoroso que todos os anos faz sentir aqui no Nordeste Transmontano!
Eram carros estacionados em cima dos passeios, nas passadeiras, em segunda fila (sem qualquer sinalização luminosa da viatura a avisar que a idiotice está a ser posta em prática), as velocidades vertiginosas (que me leva a pensar que são Sennas da estupidez), as ultrapassagens perigosas e aqueles betininhos acabados de desmamar, com uma carinha de arrogância e superioridade… onde nem sequer têm dois palmos de focinho (e de pelos na cara) para levar umas boas bofetadas! Acrescento ainda, as numerosas viaturas que imitam uma qualquer discoteca do país, que mais parece uma "discó-tasca" de quatro rodas!
Quando penso que isto é um enorme defeito da nossa população, chego à conclusão que … Não é defeito… É mesmo feitio!
(Texto de Rtente (Tentini) - Julho de 2006)

domingo, julho 09, 2006

BOLONHA


É um assunto que entrou pelo nosso quotidiano adentro e que, na minha opinião, tem sofrido de uma coisa estranha que consiste em: toda a gente discute mas ninguém sabe o que verdadeiramente é. Já os Morangos com Açúcar são muito mais user friendly: podemos apanhar qualquer episódio a meio e conseguimos sempre seguir o fio à meada.

Resumidamente, pelo que sei, o Tratado de Bolonha trata-se de uma medida resultante da mui citada e ainda mais desconhecida Estratégia de Lisboa (e com a capital aqui tão perto!). O objectivo mais amplo será qualquer coisa como a universalização geográfica, dentro do espaço da UE, de cursos idênticos de forma a ultrapassar as fronteiras que ainda existem e que neste caso, não sendo políticas, dependem de decisão política. Pelo que leio e já me foi explicado, um aluno de Gestão poderá fazer um semestre no politécnico de Bragança, outro semestre no ISCAC, no segundo ano fazer um Erasmus na Universidade de Salamandra, frequentar disciplinas opcionais ne Universidade de Deusto em Bilbao e fazer o terceiro ano na Polónia onde a GM garante estágios profissionais. Estes três anos, na generalidade dos cursos, conferem o grau de licenciado (parece que este é um pormenor importante pois toda a gente fala disto). A segunda etapa do curso, que conferirá o grau de Mestre (será Grão Mestre no caso de se ter influência na Maçonaria) poderá ser realizada na Eslovénia mas a parte curricular poderá ser efectuada na Universidade de Faro - polo de Vila Real de Santo António onde funciona o núcleo de Turismo.


Isto será possível porque vamos todos ser amigos.

(Será que vai mudar nome mas a m€rd@ fica na mesma?)

sábado, julho 08, 2006

SERÁ BELEZA?

Cada vez mais me pergunto, mas o que é aquilo que anda a passear num palco estreito e cumprido e com uma cambada de pseudo gays à frente do palco e outros nos bastidores?
Custa-me a crer que os paus dos pauliteiros de Mirandela ou espantalhos com peças de roupas aos farrapos já tenham chegado a uma passerelle?
Dou por mim a pensar que raio de beleza têm essas modelos que mais parecem porta-chaves de ossos ambulantes? Realmente estas modelos estão um bocado mais evoluídas, afinal ainda só temos portas chaves que apitam….
O mais engraçado é que deve haver um deus supremo que as guarda, sendo estas confiadas a eunucos para que não haja hipótese de esse tal deus ser contemplado com um adorno deveras interessante!!!!
Confesso que ao vê-las a passearem numa passerelle fico na dúvida se estão de frente ou de lado e qual é o momento de darem meia volta para se irem embora… Não sei!
Digam-me… O que é que estas ga*** comem? Ou será que comem? Será que vão à casa de banho? Devem fazer cá uma força para que saia alguma m****…
Já alguém pensou que com uma boa maquilhagem e uma boa dose de imaginação e poderíamos fazer um desfile de esqueletos… Imaginem como ficaria um T-Rex com um vestido Giorgio Armani? De morte, claro!
Elas chegam atingir um peso fabuloso de 30 a 40 kg… Uma elegante senhora se apanha um puto traquina… escangalha toda e ainda a transforma numa tábua de passar a ferro! Sim, porque glândulas mamárias só mesmo o nome ou mísero biquinho de identificação de que está ali alguma coisa!
Já nos basta vermos uma pessoa em carne e osso, temos ainda que gramar com roupas de cores berrantes (que esse momento lúdico de conjugação de cores, apareceu quando alguém olhou para a retrete apercebendo-se que afinal o camarão estava estragado!), cortes completamente sem nexo nenhum (devem ter pedido a alguém com Alzheimer que as corta-se!) e que as deixam semi vestidas (ou semi nuas ou muito pelo contrário) em que o único regalo dá para olhar, é para a bolinha vermelha no canto superior direito porque aquilo é tão ofensivo como violento!
Que utilidade tem para a sociedade? Bom… Acho que tenho uma ideia….
Vou contar… Que se lixe…
Será que não seriam muito mais úteis, depois de uma grande refeição utilizá-las para palitar os dentes? Se calhar…
(Se encontrarem alguma fissura no texto é porque alguma delas tombou com estas palavras provocando uma fractura exposta… Peço perdão.)

(Texto de Rtente (Tentini) - Julho de 2006)

sexta-feira, julho 07, 2006

DESCENTRALIZAÇÃO

Eis que o presidente Cavaco(*) vem pedir aos autarcas algarvios que resistam à pressão dos construtores civis. Estarei a sonhar? Mas isto agora virou-se tudo ao contrário? Vamos ver se eu entendo:
- os presidentes de câmara do Algarve são vítimas dos contrutores civis;
- os presidentes de câmara do Algarve não têm responsabilidade nenhuma sobre as construções?;
- os presidentes de câmara do Algarve são alheios ao assassinato paisagístico que se regista desda há décadas;
- os presidentes de câmara do Algarve não são pagos para exercer um papel planificador e fiscalizador;
- os presidentes de câmara do Algarve é que pediram para o ser - ninguém lhes pediu favores!! Andam de 4 em 4 anos os candidatos á batatada para serem eleitos - para quê?

Ó senhor Presidente, só pode estar a brincar!


(*)Notem bem que Presidente Cavaco não é a mesma coisa que 1º Ministro Cavaco nem que Cidadão Cavaco ou Professor Cavaco. Esta relativamente recente criação já não come bolo rei de porta aberta nem lança a polícia de choque indiscriminadamente sobre manifestantes, não! Esta nova criação apela à serenidade (a "serenidade" foi, por sua vez, uma criação do Guterres - dela tanto abusou que... já fostes!), à reconciliação, e faz um esforço tremendo por manter uma Pose de Estado (esta, por sua vez, uma criação de Paulo Portas, que também.... já fostes!)

quarta-feira, julho 05, 2006

É A BOLA, ESTÚPIDO!


É engraçado o papel que o futebol desempenha na vida das pessoas. Até na minha, que me estou nas tintas, interfere.
Contudo, devo confessar que, já que é visto por milhões de gentes nesse mundo fora, me agrada a visibilidade que a equipa representante de Portugal teve. Mostrou que sabe fazer o serviço: sabem fazer bonito, sabem atacar o objectivo com pragmatismo e também sabem dar porrada quando é preciso.

Estou satisfeito: Portugal descarregou uma salva de manguitos sobre a arrogância da França e ainda assim não vai á final. Paciência.

Imparcial? Para quê?

VIDA TRISTE


Após a suspensão das minhas actividades escolares durante alguns anos reuni forças para voltar à escola e limpar as últimas duas disciplinas em falta. Hoje fiz um exame de uma coisa chamada Métodos de Previsão. Se bem que a minha estratégia era ir apenas à próxima chamada, não quis perder esta oportunidade de, a bem dizer, "atirar o barro à parede"... - coisa que me desagrada. Apesar de me sentir insuficientemente preparado não desisti. Agora resta-me aguardar uma classificação vergonhosa numa pauta. Estou a pensar em pedir anonimato ao Conselho Directivo. Assim ninguém vai saber quem foi o gajo que teve zero.
Quanto à outra disciplina em falta, em Outubro ou em Janeiro, conforme o calendário fiscal, permitir dou-lhe uma traulitada que até estala.
Quanto a Métodos não sei ainda muito bem como vou dar a volta ao texto.
Alguém dá explicações?