OCINÓRI - A Tasquinha do Irónico

quinta-feira, maio 25, 2006

EMPLASTRO LEÃO


Lembram-se? É um autocolante que se põe nas costas e as dores passam. Este aqui ao lado nao é Leão, mas é o que se arranja.

Mas eu queria era falar do outro. O Emplastro nome próprio. O verdadeiro. O único.
Estava ainda agora a falar com o Luis e o Zé, a propósito de um email com um filmezinho que recebemos e da presença desse senhor (O Senhor Emplastro) no Hermansic (do qual JURO! – só vi 5 minutos) e interroguei-me: de que que esse senhor viverá?, qual o seu sustento?, qual a sua forma de vida? Não é? Quer-se dizer... toda a gente vive de alguma coisa, é uma pergunta pertinente. Não é? Pois....
Ora, eis que a resposta surge com a maior das naturalidades: ele vive da participação em eventos onde lhe pagam não só pela presença mas para dizer coisas como “o meu pai é o Pinto da Costa e a minha mãe é o Vitor Baía”. É como a Cinha Jardim. Sujeita-se àquelas coisas da exposição pública, alimentam aquilo e dali retiram o sustento. O que me assusta é que em economia de mercado isto faz todo o sentido. Estas pessoas prestam um serviço valiosíssimo à comunidade. Até eu, que me estou nas tintas para estas pessoas, sei quem é a Dª Cinha Jardim, sei que tem uma filha matriculada numa escola mas que agora decidiu parar um semestre para trabalhar e até vai aproveitar para viajar. Da minha parte nada contra, jovens.

terça-feira, maio 23, 2006

(IN)SEGURANÇA SOCIAL


Nos últimos tempos tem estado na moda falar-se sobre a Função Pública. Permita-se-me restringir para Administração Pública. De repente parece que o país (algum) acordou e percebeu que é imprescindivel mudar de rumo. Uma das áreas em que a necessidade de intervenção é maior e cujos resultados podem ser mais significativos é na forma como o Estado administra os seus recursos. Como o tem feito pode resumir-se numa palavra: mal. Como o poderá fazer, também numa palavra: melhor. Até porque pior é difícil - mas não impossível. Recordo com saudade o nosso ex-primeiro e actual pensionista Pedro Miguel Santana.
Porque alguns sectores do Estado perceberam que têm andado a dormir, sendo que alguns nunca fizeram outra coisa, no turbilhão (re?)organizativo, têm-se cometido as mais bárbaras injustiças.
Recentemente, segundo esclarecimento prestado por colaboradores da Segurança Social (SS), alguém possuidor de uma inteligência superior decidiu unir numa só as três (3, porra, 3 - duas não chegavam??) bases de dados que constituiam o sistema de informação da SS. Vai daí, para grande admiração da generalidade dos mortais, estas continham informações nem sempre coincidentes. Vai daí, tunga a disparar notificações, citações, processos, ameaças de penhoras a torto e a direito para: se os contribuintes tiverem razão, provam-no e fica tudo bem; se não, têm que pagar. Vejamos este caso, que acabei de presenciar: uma empresa comercial foi notificada para pagar cerca de 6.000 euros respeitantes a uma suposta dívida - para a qual foi prontamente instaurado um processo de execução. Afinal apenas devia o seguinte: devido a um erro da entidade bancária que procedia aos pagamentos entregou, num periodo, 30 centimos a menos - cuja reposição foi efectuada passados 3 meses. A SS calcula juros à taxa de 1% por mês, ou seja 3x0,003, ou seja 0,9 cents, ou seja 1 centimo. Ou seja: numa óptica de rentabilidade, avaliada a relação custo-benefício deste processo conclui-se que estamos todos a pagar a ineficiênca.
Para concluir, até porque o lençol vai longo (mas por outro lado, também ninguém vai ler isto) quero deixar bem claro que nos meses recentes, anedotas destas são aos milhares. E se os contribuintes (cumpridores) não puderem ou não quiserem responder ou tiverem mais para fazer, lixam-se! Bem lixados.
É evidente que só pode melhorar.

segunda-feira, maio 22, 2006

Autoretrato


Parece que este fim de semana houve congresso. E, tendo acompanhado a coisa com a devida distância de segurança, só mencionar duas notas.

UMA: Marques Mendes. Acho que é um tipo com categoria, apesar de, no meu endendimento, não estar a desempenhar um bom papel enquanto lider do PPS (Partido do Pedro Santana) Tenho pena, mas é verdade. Além do mais, com o que este Governo anda a fazer, não há Oposição que resista - deviam mudar-lhe o nome para apenas Posição. Dizem que contra ele tem o facto de ser um tipo honesto. A ser verdade, é claro que não vai longe. Ainda por cima já lhe assassinaram a imagem com as bocas do bodibord e do metro e meio. Essa é que foi essa.

DUAS: O Amigo Alberto João continua a surpreender. Vede esta que coisa boa que lhe saiu da boca, de acordo com o DN: " Alberto João Jardim deixou um recado a Cavaco Silva, afirmando que "há comportamentos em órgãos de Estado, Senhor Presidente da República, que tipificam um não normal funcionamento das instituições democráticas"". Bom. Na forma, até parece que o jovem tem juízo. No conteúdo, quem tiver noção de onde é que esta coisa boa saiu esboçará um sorriso. Eu, que ainda sou novito, esbocei um sorriso. Este tipo tem cá um descaramento!
... dizem que é bom negócio! - o descaramento.


Já agora, franco-saudações para o amigo Tente que amanhã vai de viagem!

sexta-feira, maio 19, 2006

AVENTURA NA NOITE

Ontem à noite, ao regressar da minha aulinha das quintas feiras, passei por uma coisa que parecia um acidente brutal, a avaliar pela quantidade de pirilampos azuis, em Montemor-o-Velho no cruzamento de Quinhendros. Com alguns metros de antecedência, na penumbra, eis que se desenha a silhueta de um agente (soldado?) da GNR (“silhueta” pode retemer para “barriga volumosa”, contudo este senhor até parecia lisinho...). Bom, então lá está o dito senhor, no escuro, mal se vê – apesar de agitar um daqueles pauzitos com uma luz cor de laranja lá dentro. E pela maneira como se posicionava indiciava que não sabia se havia de me virar as costas ou não. Depreendi que aquele gesticular não agoirava coisa boa... Bom, abri a janela e perguntei se a via estava impedida. E recebo, em troca, esta pérola (quem me dera poder imitar a voz, o timbre e o sotaque beirão...): “ pois se estou a fazer sinal que não pode passar é porque não pode, não é?” E vira-me as costas. Não sei porque me virou as costas. É que a noite estava mesmo muito escura, os pirilampos estavam a alguns 200 metros e O QUE QUE ELE TINHA PARA VER???? Bom. “Sabe indicar-me como é que posso ir para a Figueira?” Mandou-me seguir os outros carros. É que eu devo mesmo ser uma grande besta. QUE OUTROS CARROS? Já tinham passa há algum tempo. Enfim, lá me lembrei do caminho alternativo é lá me pirei para casa... não sem antes alertar o senhor para o facto de a escuridão aliada à fraca visibilidade do seu pauzinho laranja podia ser perigoso. Com ar de expert, deu duas pancadas no aparelho tendo concluido: “a porra das pilhas! Isto até é novo”. Pelo menos foi o que eu percebi
Posto isto, daqui faço um apelo. Se houver justiça neste mundo, os senhores produtores dos maludos do rico deve contratar JÁ este senhor.

Aproveito para fazer um apelo ao nosso Primeiro: aumentem lá as verbas para a GNR comprar pilhas para os pauzitos, senão aquilo não se vêm em condições!
Respeitosamente,
Gustavo

quarta-feira, maio 17, 2006

Campo Pequeno


Habitualmente não sou um tipo intolerante, até porque não tenho idade para isso (é como o MEC que dizia que as crianças não usavam capacete porque ainda não tinham idade). Mas quando vi ontem nas televisões alguns bandos de gente fútil (vulgo jet7) a celebrar o hino a um acto medieval fiquei enjoado. Haverá coisa pior do que transformar em festa um acto prolongado de carnificina e tortura animal? Olhem que aquilo dói! - apesar que não ouvirmos a boiada aos berros. A unica boiada cujos berros são escutáveis é a que está sentada a aplaudir o acto sanguinário.
Mas mais: pelo que percebi terá sido criada uma empresa municipal que vai gerir aquilo (pelo menos parcialmente). E até vai dar algum trabalho porque 99% das lojas já estão comercializadas e tem mais de 2000 lugares de estacionamento subterrâneo. Mas não tenho pena dos administradores dessa sociedade com os quais, de certeza, não serão cometidas injustiças salariais.
Agora, que o edifício é estupendo, isso é. Pena é servir para maltratar a bicharada.
P.S.: o que a gente aprende: então agora a tourada é coisa fina?

terça-feira, maio 16, 2006

SMS


Ontem à noite comecei a pensar seriamente no próximo tema do Ocinóri. Sobre isto já falei, sobre aquilo é muito forte… Ñha isso é demasiado trivial… Humm não me conseguiria explicar… Bom sei lá!
Era meia-noite e temas eram poucos e as decisões eram nenhumas!
Uma da manhã e não me ocorria nada!
Duas da manhã, estava a ficar à rasca!
Três da manhã, quase que entrei em pânico!
Quatro da manhã, entrei em pânico!
Por isso estou a fazer uma sondagem, para ver qual é realmente o meu problema!
Enviem uma mensagem para o número 7748.1225.2235.2255 com a respectiva letra que melhor se aplica ao meu caso!
a) O único neurónio que funcionava entrou em greve!
b) Bloqueio do pseudo-artista que não sabe nada mas pensa que sabe tudo!
c) Nunca devia ter aberto este blog, porque para dizer baboseiras estou cá eu!
d) Pedir demissão por não ter aguentado tão forte pressão que os ouvintes, telespectadores e cibernautas do Blog Ocinóri conseguem exercer no mundo da Internet!
Exemplo de participação - Se a vossa opção é a c) só têm de enviar uma mensagem para o número acima referenciado com as seguintes palavras – SMS C.
O custo de cada mensagem é de 2.500 Euros acrescidos de IVA à taxa legal.
Os resultados serão publicados daqui a uma semana (quando eu tiver de férias e com os bolsos recheados)!
Eh eh… Isto é que é um grande negócio….
(Texto de RTente (Tentini) - Maio de 2006)

O QUE É "ESPECIAL"

Hoje recebi dois emails que me deram que pensar. Sabe-se lá o que a tarde reserva!.
O primeiro diz assim: "O Amor é como a relva: se o plantares ele cresce;(pausa) vem uma vaca e acaba com tudo!". Obviamente enviado por uma senhora.
O segundo surpreendeu-me porque, ao invés dos emails habituais de viagra, cialis (nem sei o que é), xanax, enlarge your penis e afins, recebi uma coisa a dizer “burn fat now” com um grande ponto de exclamação.
Se há coisas boas na vida, mensagens assim são algumas delas.
E ainda é terça feira!

segunda-feira, maio 15, 2006

FIGUEIRA DA FOZ (MATERNIDADES)

A propósito da recente polémica do fecho de algumas maternidades e de algumas coisas que aqui tenho tido o prazer de ler, dei por mim a enunciar algumas reflexões sobre assuntos quentes aqui na Figueira.
Tema Maternidades. Não obstante a racionalidade e correcção da decisão de daqui fazer desaparecer o departamentos dos partos, assusta-me a ideia de, algum dia, ter de ir parir, de emergência, a Coimbra. O meu Manel nasceu em Coimbra mas, devido às circunstancias, foi para lá com alguns dias de antecedência. Para um tipo que se habituou a ter e sentir sempre tudo perto - ao ponto de nem sequer pensar no assunto - não ter uma maternidade perto é má onda.
Já agora, há alguns comentários valiosos (pró e contra) em http://amicusficaria.blogspot.com/

sexta-feira, maio 12, 2006

MEGA CAMPANHA


Por favor, “ouçam” com muita atenção, porque só vou dizer isto uma vez!
Finalmente (ufa) os funcionários públicos foram aumentados no início do ano! Fiquei contente... Já posso pagar um café por mês a alguém!
O diploma do I.R.S. (Importa Reter a Sociedade) fez com que os vencimentos mais baixos tivessem um pequeno ajuste, ou seja, se alguém no ano passado tinha como remuneração 663,92€ era lhe retido 5,5% (isto para Trabalhadores Dependentes, não casados e sem dependentes). Agora, quase com o mesmo vencimento existe uma menor retenção! Fazendo-se uma menor retenção, recebe-se um nadita mais de “dinheiro vivo”! Fazendo as contas, dá também para oferecer meio pires de tremoços nas mesmas condições acima descritas!
O engraçado é que uma pessoa deficiente (trabalhador dependente, solteiro e sem putos) só desconta com um vencimento no valor de 1.536,92€ (2006) e como deve haver muitos (remas e paletes deles)...logo esse deficiente não vai poder pagar esse meio pires de tremoços!
Afinal o que é social continua a cheirar a mofo neste pais!
Ainda bem que existem nos centros comerciais e nos hipermercados (calma mulheres... a vossa vez ainda não chegou!) lugares para as pessoas portadoras de deficiência! Ainda bem! Estão sempre ocupados... mas existem!
Proponho aqui uma campanha! Uma mega campanha!
Vamos recolher caricas de todas as cervejas (ainda por cima estamos na fase das Queimas) para as trocar num pouco de inteligência (em vez de esperteza) e oferecer aos timoneiros de Portugal!
(Texto de RTente (Tentini) - Maio de 2006)

AS NOVAS TÉCNOLOGIAS


Reparei que na minha caixa de correio só recebo contas, publicidade, contas e mais contas! Cartas dos amigos, aquele envelope onde aparece a nossa morada e de quem nos enviou, aquele aroma amarfanhado, maltratado e com um selo... isso deixou de existir! Só recebo cartas que começam por V.Exa (não era preciso ofender um gajo!), sempre com um prazo (a nível do espaço temporal) como se de uma sentença de morte se tratasse! Onde está a caligrafia? Onde está a palavra rasurada? Onde está um pouco de humanismo?
A carta, o envelope foram substituídos pela @, pelo usuário e a sua senha de identificação... o primeiro morto já se tornou cadáver! Rei Morto, Rei Posto e Viva ao Rei!
Cada vez que mando um e-mail, recordo-me perfeitamente das feições a quem o mando, mas a minha lista de endereços parece mais uma daquelas obras fabulosas de Hollywood com 20.000 figurantes! Como é bonito vermos o nosso e-mail (link, página ou porra alguma) a dizer-nos “A Sua Mensagem Foi Enviada Com Sucesso” e num sinal de aprovação agradecemos a um monitor (podia ser a um carteiro... mas não, é a um monitor)!
Já não consigo passar sem ele... já não consigo passar sem um CPU, um teclado, um monitor, um rato e uma floresta de fios, que até o palácio de Versalhes se torna demasiado pequeno!
Reparem que todos os dias me prostituo intelectualmente por um punhado de cobres (pô... até dá vontade de chorar cada vez que olho para o meu recibo) e ainda por cima, com a ajuda dessa máquina... sempre a dar palpites!
A nossa linguagem ou maneira de falar já começou a mudar. São as palavras estrangeiras, a invenção de novos verbos e a falta de imaginação para a tradução dos termos técnicos.
Será que as nossas conversas vão passar pela compra de 2 Gigas de carne alentejana, a vacina panda para gripe, o tamanho não importa mas convém que tenha mais de 20Kbytes, aquele sofria dos olhos e deram-lhe uma placa gráfica e o puto que se preparava para os exames da universidade e a mãe deu-lhe umas ampolas com RAM! Ufa!
E o MSN? Esse milagre da nova tecnologia! Gostamos de ter uma fotografia pomposa, tirada do nosso casamento, onde a nossa sogra nos dá um enorme beijo de felicidade mas com um “facalhão” pronto a ser espetado nas nossas costas! E as conversas? Esse paradigma... tem algo de sensual, de proximidade e de intelectualidade! Lindo! Lindo!
- Olha donde teclas (isto é algum verbo que aparece no dicionário?)...
- Como te chamas? O teu nick (alcunha em português e muitos gajos neste planeta) já eu sei! Quero é saber o teu nome verdadeiro?
- Manda-me uma foto tua! (entretanto do outro lado da linha alguém responde telepaticamente)
– O que tu queres sei eu...
Pessoas que praticam este horrendo monólogo com um monitor... é obvio que chegam aos 35 anos e acham que o manicómio é um lugar acolhedor!
É esta a paixão pelo desconhecido para conhecer que o tempo nos urge lá fora? Deve ser...
E blogs? Já falei de blogs? Desses milhões caixotes de lixo que andam pela Internet espalhados... Blogs? Argh.... Esses postites (aqueles papeis amarelos com cola, que ora cola, ora descola, que utilizamos para embelezar o monitor) da Internet... Aí meu deus, o que eu criei!
Peço desculpa, não posso continuar a escrever assim. Por cada visitante recebo 1 cêntimo (livre de impostos) e isso ajuda-me um bocado a não ter que olhar de frente para o preço da Gasolina!
Sobre tudo o que escrevi... o que há-de vir mais?
(Texto de RTente (Tentini) - Maio de 2006)

QUAL O NOSSO RANKING?


Todos nós sabemos que o dinheiro foi instituído como poder desde a antiguidade e esta ideia trouxe mais valias a quem o tem, do que aquele que o sonho ter. Actualmente todas as nossas actividades, até as mais básicas para os homens (como cerveja, aquelas chicas num bar e pagar aquele canal desportivo) e para as mulheres (gasolina para pagar as idas aos centros comerciais para babarem as montras, aquele cabeleireiro, aquele vestido e as horas infindáveis de telenovelas) sofrem um rude revés no nosso quotidiano. Toda a nossa vida e acções centram-se no poder de compra e em todos indicativos económico–sócio–contabilísticos–culturais–paranormais-anormais (que ninguém entende o que é isso mas que se sente bem na pele) para o desenvolvimento da nossa capacidade de sobrevivência neste rectângulo. Por isso eu pergunto, se a nossa capacidade sexual estivesse indexado ao nosso PIB, qual seria o nosso ranking na Europa dos 25? O que seria do Zézé Camarinha?
(Texto de RTente (Tentini) - Maio de 2006)

terça-feira, maio 09, 2006

ESPANHÓIS NA RECTA FINAL…


Foi com especial atenção, nostalgia e sem surpresa que li um artigo (num reconhecido jornal nacional) que o nível de vida espanhol poderá igualar o alemão dentro de 2 anos!
Xi!
Stefan Bergheim (um dos analistas do Deutsche Bank) confessa que o motor do aumento de rendimento ‘per capita’ assenta no capital humano do país e não nos investimentos ou desenvolvimento demográfico. Xi!
Alguém avise o nosso governo dessas directrizes… porque já não temos mais joelhos para mandarmos lá tiros! Negligenciar aspectos socias e capitais humanos é a solução só de alguns!
Xi! E a Espanha aqui ao lado!
(Texto de Rtente (Tentini) - Maio de 2006)

sexta-feira, maio 05, 2006

RESPOSTA A UM COMENTÁRIO


Em resposta a um comentário de “uma senhora Lanka” (peço perdão caso tenha ofendido alguma parte do seu corpo!) o Ocinóri – A Tasquinha do Irónico tem correspondido às suas directrizes, dentro do seu próprio direito e deveres que lhes foram conferidos pelo santo poder informatizado da Internet. Ámen!
Não sei se é possível mudar uma sociedade mas o papel deste blog está a ser amplamente justificado, sendo assim, não são palavras vãs! É esse o único poder do Blog Ocinóri ou seja ironizar!
Cada um é que tem que ter a consciência se pretende mudar... “P’ra saber o que é possível é preciso que se tente conseguir o impossível, então tente!” (Gabriel o Pensador)
O Ocinóri – A Tasquinha do Irónico, é um blog com vida própria. Ele próprio gere as suas ironias, preocupações e número de visitantes que entram num antro de palavras vomitadas por um monitor cada vez mais monocromático! No Ocinóri tudo é oportuno e inoportuno.
Num breve remate do texto “E Tudo o Défice Levou...” é notório que já estão há muitos anos a “estrangular” o interior, com o insólito roubo dos comboios e o crescente voto de confiança naqueles que os matam só consigo citar um transmontano... Miguel Torga de seu nome!
“Que Povo este! Fazem-lhe tudo, negam-lhe tudo, tiram-lhe tudo e continuam a ajoelhar-se quando passa a procissão...”
Num complemento a todas as ideias acima referidas, das palavras de João Gil no seu Blog (joaogil.blogspot.com) faço-as também minhas.
“Faz-me confusão, a desactivação da consciência cívica.Faz-me confusão que a participação se resuma a um voto de quatro em quatro, em que se elegem irresponsáveis, como se vê. O nosso azar é que “eles” têm muita sorte, por sermos assim, Porque a final “eles” são a “nossa” projecção.A imagem do nosso lado mais feio.”
Espero assim, em parte, ter respondido a outra pergunta!
Pelo que aqui fica este e-mail (rtente@gmail.com) para “a senhora” Lanka entrar em contacto na busca desse “el dorado” da caligrafia!
Bem-haja pelas críticas hediondas e agressivas que levaram este blog a comprar um babete...
(Texto de Rtente (Tentini) - Maio de 2006)

SERÁ?...



Seremos nós um grande país, uma grande nação, uma grande oportunidade, uma grande selecção, uma grande sociedade, ou uma grande mentira?... Bom, vou excluir já a parte da grande mentira, penso que com mais de 8 séculos de História o vocábulo mentira deixa de ter grande significado para o caso (embora sejamos um país que vai vivendo de pequenas e grandes mentiras...) Ora vejamos então de onde viemos, onde estamos, quem somos e o que queremos... Viemos da Final do nosso Euro (malditos Gregos! Até o Karagounis nos impingiram...); estamos a um mês do Mundial da Alemanha (cuidado, a Coreia foi só à 4 anos...); somos a melhor selecção do mundo (a ver vamos, como dizia o cego...); e, claro, queremos a Taça!!!! Será isto o nosso Portugal?!... Para muitos sim, para outros não, mas goste-se ou não, é numa bola redonda que é constantemente pontapeada que se centram grande parte das atenções das nossas gentes! Olha, existe uma outra bola, que por sinal também é constantemente pontapeada e espezinhada, pela qual deveríamos ter especial atenção... Não é da Nike, Adidas ou outro qualquer consórcio desportivo milionário, é de todos nós, a nossa bola Terra!!! Não merecerá esta pequena grande bola um pouco mais de respeito por todos nós? Penso que sim, e que, enquanto alguns, poucos, fazem da sua defesa uma prioridade, todos os outros andam (incluindo-me eu vergonhosamente neste grupo...) a fazer tudo por tudo para conseguir acabar com este imenso azul do nosso planeta! Vamos então ter um bocadinho de consciência, começando aqui no nosso pequeno rectângulo, pensando e arquitectando um futuro com as energias renováveis como principal motor impulsionador ao invés do nuclear, rentável sim, mas rentabilidade que de pouco vale quando as radiações, silenciosas, se começam a fazer notar um pouco por todos nós!!! Sejamos neste capítulo um grande País, com uma Grande Sociedade, consciente e crítica em prol de um bem comum, a bem do nosso Globo! Que rolem então as bolas, essa do Mundial e esta Mundial por si mesma, que rolem livres e que dêem muitas alegrias a todos nós!!!
(Texto de Nuno Garcia - Maio de 2006)

OS REPÓRTERES SEM FRONTEIRAS…


Os Repórteres Sem Fronteiras divulgaram recentemente uma lista dos novos “predadores da liberdade” e lá constam mais de trinta nomes daqueles que usam e abusam dos poderes que lhes foram conferidos, ou por direito próprio ou por decisão de um povo! Mais de trinta nomes, que pintam a negro um cenário na qual todos deveriam nascer, viver e morrer com liberdade e dignidade!
Só mais ou menos trinta pessoas nessa lista? Estranho!
Neste fabuloso cardápio, temos pessoas como Mahmoud Ahmadinejad (guerrilheiros Tamil do Sri Lanka), Fernando Murillo Benajero (paramilitares da Colômbia), Fidel Castro, Hu Jintao (Presidente Chinês), Mouammar Kadhafi (Presidente da Líbia) e Vladimir Putin. Temos ainda aqueles que “receberam” menções honrosas pelos seus bons desempenhos durante o ano, como Mari Alkatiri (chefe do governo de Timor Lorosae), Gloria Macapagal Arroyo (Presidente das Filipinas) e Sílvio Berlusconi.
Que linda seita está que o mundo fabricou… mas estranhamente a omissão de factos jornalísticos também se pautam por aqueles que apregoam as directrizes da liberdade, fraternidade e igualdade (utópico?)
Procurei exaustivamente por Cartum (Sudão), Cidade do Cabo (África do Sul), Bagdad, Guantanamo, Kigali (Ruanda) e não encontrei nada. Passo a repetir NADA! ZERO!
Sem surpresas, no nada encontrei um Bush, um Blair e um Barroso (ou Burroso da maneira como fugiu!), que tantas sementes levantam para aniquilar aqueles que outrora foram erguidos pelos seus ancestrais!
E onde está o Jardim? Onde está essa pérola do Atlântico que tanto contribui para redução do défice, recusando a comemorar o 25 de Abril? Deve ter poupado milhões de euros e quilos de liberdade…
Por isso a minha pergunta é: Será que é mais um estudo encomendado daqueles que sofrem do sindroma do ditado (faz o que eu te digo mas não faças aquilo que eu faço)?
Ou será que dentro desta Associação existe uma falta de liberdade, vivendo assim num estado vegetativo (como no ocidente) mais conhecido como liberdade ditatorial?
(Texto de Rtente (Tentini) - Maio de 2006)

terça-feira, maio 02, 2006

E TUDO O DÉFICE LEVOU...


Foi com um certo rejubilo que vi algo no dia 28 de Abril de 2006, para o qual não encontro a palavra correcta! Passo a explicar, qual é o termo correcto para aquele que continua a fazer promessas grandiosas mesmo depois das eleições terem acabado! Pura demagogia da verdade num rol de palavras para alegrar quem quer continuar cego! Bem-haja!
O nosso primeiro visitou a região na qual habito há pouco mais de 1 ano e deixou-me deveras comovido a pedir desculpas pela falta de algo a esta região mas a verdade é que com uma mão se dá e com as duas se tira!
As leis mestras apontam o caminho para o encerramento do Hospital de Bragança, acho bem! Concordo plenamente que se reduza o défice e é uma jogada inteligente deste Governo! Ora vejamos, sabemos que a população do nosso interior está envelhecida e os grandes casos de saúde apontam maioritariamente para este tipo de pessoas de idade tenra… logo, se os nossos idosos têm de se deslocar uma boa dezena (chegando mesmo a centena) de quilómetros existe uma maior probabilidade de falecerem a meio do caminho! Morrendo estes a meio do caminho, serão menos a quem o Estado tem de pagar pensões, guardando assim uns milhares de euros nos seus cofres! Reduz-se o défice! Bem pensado!
Ah! E já agora, ouvi a vossa excelência dizer que no Distrito Transmontano cada cidade iria ter uma especialidade em Saúde! Correcto! Se eu tiver uma dor de barriga vou a Mirandela e ao mesmo tempo se partir a cabeça por causa das dores, vou fazer o curativo a Miranda do Douro… e como a barriga está num sitio, a cabeça noutro, o resto do meu corpo vai para Macedo para autopsia mas como não chegasse se calhar acabava num museu de Bragança num frasco de formol! Tenha dó!
Ouvi também dizer, que vão haver escolas a fechar por todo o interior, acho bem! Que se lixe que tenham de andar muitos quilómetros por dia… ainda bem, assim tornam-se mais fortes e robustos, podem apreciar a natureza… mas o primeiro objectivo não é este mas sim o facto de estas crianças abandonarem as escolas depois da 4ª classe feita e assim ajudam para o desenvolvimento do país e contribuírem um poquito para a Segurança Social! Que saudades temos nós desse passado, uma população com a 4ª classe é docilmente domesticada (uma sociedade evoluída intelectualmente tem outro tipo de exigências para com a classe politica e isso nós não queremos!)! Bem pensado!
E a maternidade senhor primeiro? Aqui também concordo consigo! Vamos então criar as condições básicas para as afastar da população… Sempre se poupa mais uns milhares nos abonos de família (nem se quer dá para comprar um bolo quando o puto faz anos.
- Ó Mãe atão o meu boulo?
- Ó filho apaga as velas e depois come-as… pode ser que te saibam a bolo!)! Bem pensado!
Finalmente! Finalmente Trás-os-Montes vai ter uma auto-estrada! Passo a repetir… Trás-os-Montes vai ter uma auto-estrada! É óbvio que o nosso primeiro conseguiu passar a escova a esta região, ao dizer que não se pagaria portagens. Até pode ser verdade mas o intuito do governo não é esse!
Passo a explicar, com o fechar de maternidades, com o fechar dos pilares da sociedade (educação), hospitais, órgãos estatais e tantas outras coisas triviais é notório que querem que a população do interior se desloque para o litoral (será mais correcto se calhar dizer Lisboa e Porto), deixando assim o interior entregue ao abandono, obrigando as pessoas a prescindir de um bom bocado de qualidade de vida nestas pequenas cidades… Enfim! Bem pensado!
Assim as pessoas poderão utilizar a auto-estrada para mais depressa poderem alcançar as cidades de Lisboa e Porto! Bem pensado!
Mas senhor primeiro, não se lembrou de um pequeno pormenor, essa auto-estrada também nos leva a Espanha e é uma ponte de fomento de fuga de mão-de-obra barata (que governo e patrões tanto gostam) para outros países da Europa! Erro Crasso!
Já estou a imaginar daqui a uns anos, Bragança uma cidade completamente deserta onde a única coisa útil que poderemos fazer, é assistir a uns duelos (tipo western, naqueles cidades abandonadas, poeirentas e abrasadoras) na Avenida Sá Carneiro… sempre poderia ser explorado pelo estado e ganhar-se uns trocos para reduzir o défice! Bem pensado!
Por isso, a minha pergunta é: com o vosso intuito de levar as pessoas para Lisboa e Porto, o nosso Portugal (onde realmente são só estas duas cidades, o resto é paisagem!) não vai tombar para o mar por causa do peso? Olhe que se calhar…
(Título gentilmente imaginado e cedido por Liliana Dias)
(Texto de Rtente (Tentini) - Maio de 2006)